McLaren P1 homenageia Senna


Idolatrado no Brasil, Ayrton Senna é um ícone para várias companhias no mundo, como Lotus, Williams, Honda e McLaren. Com as duas últimas, o piloto conquistou seu tricampeonato na Fórmula 1 e frequentemente é lembrado por ambas. Na marca inglesa, inclusive, ganhou um modelo batizado com seu sobrenome (leia aqui). Agora é a vez do P1, o atual hipercarro da fabricante britânica, a celebrá-lo com uma edição final chamada GTR Senna.

Desenvolvido pela divisão especial MSO a pedido de um cliente, o GTR Senna tem apenas um exemplar e marca o fim do P1, que será substituído pelo Speedtail. O modelo foi pensado para celebrar os 30 anos do primeiro título do brasileiro na F1, em 1988, a bordo do mítico MP4/4. As cores usam o mesmo padrão da época, definido pela então patrocinadora master Marlboro, e há até a tipografia antiga na asa traseira. A bandeira do Brasil também se faz presente no esportivo, assim como o número do carro d Ayrton naquela temporada (“12”).

De acordo com a MSO, levou mais de 800 horas para que o trabalho visual fosse concluído. Ele recebeu ainda algumas modificações, como apliques aerodinâmicos que ajudaram a aumentar o downforce, entre outros componentes.

Durante sua criação, a engenharia chamava o projeto de “Beco”, apelido usado pelos pais de Ayrton para se referir a ele na intimidade.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?